home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

Elétricos | 11/06/2018
Taycan é o nome do primeiro Porsche 100% elétrico
Durante a cerimônia de comemoração de seus 70 anos, a Porsche anunciou que iniciará em 2019 a produção em série na Alemanha do seu primeiro carro 100% elétrico, que acaba de receber um nome oficial: Taycan – palavra turca que descreve um “jovem cavalo vigoroso” e representa a imagem no escudo da marca alemã. O cupê esportivo será produzido em Zuffenhausen, fábrica que está sendo preparada para receber o modelo, com geração de 1,2 mil novos empregos, como parte dos investimentos de € 6 bilhões que a Porsche pretende fazer em seu projeto de eletromobilidade até 2022.

Segundo a icônica fabricante alemã, o Taycan terá vigor esportivo idêntico aos modelos equipados com motor a combustão. O cupê será equipado com dois motores elétricos sincronizados que juntos somam potência cima de 600 hp, capazes de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e levá-lo a 200 km/h em menos de 12 segundos. A autonomia prometida é acima de 500 km.



PROJETO DE ELETROMOBILIDADE DE ALTO DESEMPENHO



O Taycan está em desenvolvimento juntamente com uma nova linha de elétricos e híbridos de alto desempenho da Porsche. O primeiro protótipo do cupê foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2015 como carro-conceito batizado Mission E. Mais recentemente, no Salão de Genebra deste ano, foi exibida uma versão SUV chamada de Mission E Cross Turismo.

Recentemente a Porsche dobrou de € 3 bilhões para € 6 bilhões os investimentos planejados em eletromobilidade até 2022. Entre os aportes já divulgados, cerca de € 500 milhões serão usados para o desenvolvimento de versões e derivados do Taycan, € 1 bilhão irão para projetos de eletrificação e hibridização da linha de produtos já existente, € 700 milhões serão destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias, infraestrutura para carregamento de baterias e mobilidade inteligente.

Outras várias centenas de milhões de euros serão usadas na expansão e adaptação das instalações de produção. Somente na sede da Porsche, em Zuffenhausen, estão em construção nova áreas de pintura e de montagem específicas para o Taycan, além de um transportador aéreo para levar as carrocerias pintadas e conjuntos mecânicos para a montagem final. A fábrica de motores existente está sendo expandida para produzir trens de força elétricos; a área das carrocerias também será ampliada. O Centro de Desenvolvimento de Weissach irá receber recursos adicionais para o projeto de eletromobilidade.

[ voltar ]