home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

Aftermarket | 12/01/2018
MAN cresce em vendas de peças e acessórios
A MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, fechou 2017 com aumento de 5% no faturamento e de quase 20% nos volumes de vendas de peças e acessórios, na comparação com o ano anterior. Segundo a empresa, a expansão dos negócios no aftermarket se deve à conquista de novos clientes atraídos pela ampliação da oferta da montadora, com o lançamento de linhas mais econômicas.

“Em 2018, mais opções de peças com essas características deverão chegar ao mercado. A perspectiva é continuar em ritmo acelerado graças não só à recuperação da economia, mas sobretudo por causa das novidades que vamos ter em componentes remanufaturados, para reduzir o custo total de operação (TCO) de nossos clientes”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

No ano passado a MAN lançou a linha de peças Economy com mais de 60 componentes a preços mais baratos, abrangendo desde lonas de freio, filtros de ar e de combustível e tambores de freio a kits de embreagem que mantêm a garantia da marca Original Volkswagen. A montadora estima que o portfólio mais econômico foi o principal fator para o avanço de quase 20% nas vendas por veículo da frota circulante adquiridos nos últimos seis anos, considerados como clientes potenciais do segmento. “O portfólio com peças a custo menor agradou a clientes com frota mais antiga e os levou de volta às concessionárias para comprar novamente”, analisa Cortes. O produto mais vendido foi a família de filtros.

EXPORTAÇÕES EM ALTA

As vendas peças e acessórios da MAN para mercados internacionais também tiveram resultado positivo em 2017: o faturamento em dólar da área cresceu 19%. Entre os destaques, a Argentina passou a apostar mais nas peças de reposição originais Volkswagen em decorrência da recuperação econômica no país e do aumento das vendas dos veículos comerciais da marca. Seguindo o mesmo movimento Chile, México, África do Sul e Nigéria também contribuíram para os negócios de aftermarket da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O setor de peças e acessórios é responsável por enviar e comercializar componentes de reposição para abastecer a rede de cerca de 150 concessionárias em todo o Brasil, além dos 30 países para onde a empresa exporta seus veículos. Essas viagens começam no Centro de Distribuição de Peças do Grupo Volkswagen em Vinhedo (SP), um dos maiores do setor na América Latina, com 132 mil m² de área dedicada à armazenagem, sendo 32 mil m² exclusivos das marcas VW Caminhões e Ônibus e MAN.
[ voltar ]