home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

Lançamentos | 11/10/2017
JAC Motors volta ao segmento dos VUCs
A JAC Motors volta ao segmento dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs) e começa a vender o pequeno caminhão V260. O novo modelo é na verdade um comercial leve, com Peso Bruto Total (PBT) de 3.200 quilos. O preço sugerido é de R$ 69.990. Seus principais concorrentes são o Hyundai HR (R$ 73.720, PBT de 3.400 kg) e o Kia Bongo (R$ 73.990, PBT de 3.392 kg). Em 2012 a JAC lançou um modelo semelhante, o T140, mas acabou trazendo apenas 500 unidades por causa da sobretaxação aos importados.

Além do preço mais baixo que os concorrentes Hyundai e Kia, o JAC V260 é o único que traz ar-condicionado e uma câmera que mostra tudo o que ocorre à frente do veículo. As imagens podem ser gravadas e também acessadas em tempo real por um aplicativo. Há ainda um microfone que capta o som dentro da cabine. Se o dono do caminhão não estiver ele mesmo dirigindo, com esse dispositivo “dedo-duro” poderá ver onde o veículo está e até apontar responsáveis em caso de acidente.

A JAC voltou a abrir concessionárias (veja aqui) e neste primeiro momento o V260 já pode ser encontrado em 22 unidades. É vendido na versão chassi-cabine, mas a JAC fez uma parceria com a Carrocerias Buoro e é possível comprar o baú de alumínio por R$ 7 mil. “Acreditamos que 70% deles usarão esse tipo de carroceria”, afirma Habib. A implementadora desenvolveu também caçamba de aço, plataforma e baú refrigerado.

O novo modelo tem três anos ou 100 mil quilômetros de garantia. “Queremos vender cerca de 600 caminhões por ano”, afirma o presidente da JAC Motors, Sérgio Habib. O modelo vem montado da China e não deverá ter produção local: “Somente se atingir 2 mil ou 3 mil unidades por ano”, afirma Habib.

Vale dizer que o Hyundai HR é produzido pela Caoa Montadora em Anápolis (GO) e o Kia Bongo é fabricado no Uruguai pela Nordex, a mesma companhia responsável pela produção dos novos utilitários Citroën Jumpy e Peugeot Expert (veja aqui).


Modelo vem da China como chassi-cabine, mas a Buoro desenvolveu o baú, esta caçamba e outros implementos. O V260 traz de série câmera frontal, ar-condicionado, rádio MP3 com entrada USB, vidros e travas com acionamento elétrico, entre outros itens.

O segmento de VUCs também foi bastante afetado pela crise. De 2011 para cá a retração chega a quase 50%. Naquele ano foram emplacadas 16,2 mil unidades e em 2017 são esperadas apenas 8,2 mil. Até setembro foram licenciados 2,8 mil Hyundai HR e 1,2 mil Kia Bongo.

CARACTERÍSTICAS

O V260 tem torque um pouco mais alto que o de seus concorrentes. São 260 newtons-metro (daí seu nome), ante 255 Nm para o HR e o Bongo. Já a cilindrada e potência do JAC são menores. Ele recebe um motor 1.9 turbodiesel de 103 cavalos. Os propulsores do HR e do Bongo são 2.5 turbodiesel com 130 cv.

O novo JAC utiliza câmbio manual de seis marchas, tem volante com ajuste de altura e uma boa lista de equipamentos que inclui vidros e travas com acionamento elétrico, rádio MP3 com entrada USB, travamento automático das portas a 15 km/h, regulagem de altura do facho dos faróis e porta-copos.
[ voltar ]