home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

Internacional | 11/10/2017
ZF, DHL e Nvidia farão teste com caminhões autônomos
A ZF, o grupo DHL e a Nvidia se uniram para iniciar em 2018 testes de uma frota de caminhões autônomos na Alemanha. Os veículos elétricos que já fazem parte da frota da DHL, uma das maiores empresas de correio e logística do mundo, serão equipados com o sistema de direção autônoma ProAI, da ZF, baseado na tecnologia Drive PX, da Nvidia. A ideia é que os veículos façam entregas de encomendas de forma automatizada, inclusive para consumidores finais.

O processo de levar pacotes de um ponto central para os seus destinos finais é considerado o aspecto mais complexo e custoso de entregas de correio e comércio eletrônico. Com 3,4 mil veículos elétricos de entrega do tipo StreetScooter, a DHL é capaz que equipá-los com múltiplos sensores ZF, inclusive câmeras que alimentam o sistema ProAI, o que permite ao veículo utilizar a inteligência artificial para estudar e entender o ambiente, planejar um caminho seguro, prosseguir ao longo de uma rota selecionada e estacionar sozinho.

Para desenvolver esses veículos de entrega com IA, a DHL configurou seus centros de dados com o supercomputador de IA, Nvidia DGX-1, para treinar suas redes neurais. Ele irá executar seus modelos de aprendizado profundo na plataforma Nvidia Drive PX do caminhão. Um protótipo do veículo para entregas que está sendo apresentado durante a Conferência de Tecnologia GPU em Munique utiliza seis câmeras, um radar e dois Lidar, todos alimentando o Nvidia Drive PX. Segundo as empresas, a solução autônoma pode diminuir o custo da operação ao mesmo tempo em que aumenta a precisão e segurança da entrega.

“Em sua frota StreetScooter, a DHL está dando seu próximo passo com nossas gerações atuais e futuras de tecnologia de sensores Surround e cérebro de inteligência artificial ZF ProAI desenvolvido pela Nvidia”, disse em nota o CEO da ZF, Stefan Sommer. “O ZF ProAI é o cérebro entre nosso sensor de direção autônoma instalado para detectar e entender o ambiente e nosso controle de movimento com base em uma competência mecânica excepcional – todo o sistema segue a abordagem ‘Ver – Pensar – Agir’. Na logística de fornecimento e na entrega final, em que a direção autônoma possui grandes benefícios, bens podem ser entregues independentemente do horário do dia e da equipe de entrega, com mínimo ruído e emissões e, consequentemente, reduzindo significativamente o congestionamento do tráfego nos centros das cidades”, completou Sommer.

“O desenvolvimento de veículos de entrega autônomos demonstra como a inteligência artificial (IA) e um aprendizado profundo estão reformulando a indústria de transporte comercial”, disse o fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang. “Enquanto as compras online continuam a explodir e a escassez de motoristas de caminhões torna-se mais grave, veículos com IA habilitada serão a chave para prover serviços de entrega ao cliente final”, acrescenta.

“Pesquisa e desenvolvimento acerca de transporte ecológico, econômico e eficiente trarão mudanças dramáticas ao setor logístico”, disse o membro do conselho de administração da Deutsche Post AG (DHL), Jürgen Gerdes. “A parceria com a Nvidia e a ZF nos permitirá apoiar de forma responsável esse desenvolvimento, recebendo benefícios a partir dele e reforçando nossa posição como líder de inovação da indústria.”
[ voltar ]