home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

Lançamentos | 22/09/2017
X70 resume nova fase mundial da Lifan
O utilitário esportivo Lifan X70 é um dos resultados da grande mudança estrutural da montadora baseada em Chongqing, na China. Após ter erguido um novo centro de desenvolvimento em 2013, a empresa mudou e ampliou seu quadro de engenheiros e fechou novas parcerias com fornecedores e sistemistas mundiais.

O X70 deve chegar ao Brasil em maio ou junho de 2018. Mede 4,4 metros, ou 1,6 cm a menos que o Jeep Compass, o segundo SUV mais vendido no Brasil este ano. Foi desenhado por um estúdio italiano, que conseguiu um bom resultado final. Não há nenhum detalhe estranho, exagerado ou fora de propósito em suas formas ou no uso de cromados, por exemplo.

Quem bate o olho tende a gostar. O desenho do quadro de instrumentos, o painel e as laterais de porta também falam a mesma língua dentro do carro. O X70 já começou a ser feito na mesma unidade onde são fabricados outros dois SUVs, o X60, já à venda no Brasil, e o X80, que também deve chegar ao País no primeiro semestre de 2018.

Segundo a Lifan, a produção do novo X70 ainda ocorre em caráter experimental e vai começar para valer em dezembro. A montadora não informa quantas unidades quer produzir por ano. O SUV utiliza motor 2.0 a gasolina de 141 cavalos. A transmissão é manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT. Espaçoso, ele acomoda bem quem vai na frente e os passageiros de trás têm muito conforto e espaço para as pernas. O porta-malas também é bom. São 419 litros sem contar os pequenos espaços debaixo do assoalho, em volta do estepe.

Lifan
X70 tem só 1,6 cm a menos que um Jeep Compass. Espaço no banco traseiro é bom, assim como no porta-malas.

A apresentação do X70 ocorreu em um pequeno circuito de terra e pedras, com menos de mil metros de extensão, o que impede uma avaliação correta. Vamos esperar o lançamento no Brasil para sentir como o carro é de verdade.

A aceleração de zero a 100 km/h divulgada pela Lifan indica 13,8 segundos para o carro manual e 14,3 s para o CVT, enquanto seus concorrentes no Brasil estão mais próximos da casa dos 10 segundos. A velocidade máxima informada pela montadora é de 180 km/h.

A posição de dirigir do X70 é boa e o material de acabamento empregado no painel e nas portas agrada. Os cintos de segurança do banco traseiro são de três pontos para todos os passageiros. As rodas que equipam a versão mais completa têm 18 polegadas, pneus 225/55 e dão uma aparência bem agressiva ao carro.

Como vem só no meio de 2018, o X70 não tem preços nem equipamentos definidos. “Minha intenção é ter três opções: uma manual e uma CVT com os mesmos equipamentos e outra CVT mais completa”, afirma o diretor comercial da Lifan Brasil, Jair de Oliveira. Estima-se que custe algo a partir de R$ 85 mil.

Produzido sobre uma nova plataforma, o X70 é uma evolução do X60, lançado na China em 2012 e no Brasil em 2013. A Lifan, no entanto, descarta o fim do X60, hoje vendido em boa parte dos mercados em que atua (cerca de 40). “Venderemos no Brasil enquanto houver demanda”, garante Oliveira. É provável que dure bem mais de um ano porque acabou de receber mudanças por fora, por dentro e ganhou uma opção automática CVT.

O convívio dos X60 e X70 seria comparável ao que já ocorreu no Brasil, por exemplo, com Fiat e Volkswagen, quando carrocerias de diferentes gerações do Uno, do Palio, do Siena e do Gol coexistiram por anos seguidos por causa dos preços mais camaradas dos modelos antigos.

CONTEÚDO DO NOVO LIFAN

Lifan
Carro das fotos é um X70 EX com câmbio automático CVT. Versão mais completa para o Brasil também deve trazer central multimídia, teto solar e banco do motorista com ajustes elétricos.

Os X70 vendidos na China terão versões LX (básica) e EX (completa) tanto para o câmbio manual como para o CVT. Os principais itens de série para esse mercado serão ar-condicionado automático digital, revestimento de couro, abertura remota da tampa do porta-malas, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico.

Para o Brasil, entre os equipamentos que devem entrar como itens de série na versão mais cara estão central multimídia com tela de nove polegadas, programa eletrônico de estabilidade ESP (da Bosch), piloto automático, teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores, banco do motorista com ajustes elétricos, monitoramento da pressão dos pneus e assistente de partida em rampa.

A LIFAN 4.0

Durante a apresentação do X70 em uma convenção mundial de concessionários a Lifan dividiu em fases sua estratégia atual e de curto prazo. A atualização do modelo X60 e de outros Lifan vendidos fora do Brasil foi chamada de fase 2.0.

A consolidação dos modelos X70 e X80 em 2018 é encarada como 3.0. A próxima, 4.0, começa em 2019, vai até 2022 e terá cinco novos SUVs, mais um modelo elétrico, uma minivan e dois carros pequenos. Em tese eles compartilharão a plataforma e boa parte dos componentes como forma de reduzir custos e o tempo de desenvolvimento.
[ voltar ]