home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

Mercado | 11/01/2017
Grupo PSA cresce pelo 3º ano consecutivo
O Grupo PSA registra seu terceiro ano consecutivo de crescimento ao encerrar 2016 com vendas globais 5,8% acima do ano anterior, para um total de 3,14 milhões de unidades, graças ao aumento de 12% das vendas da Peugeot, que entregou 1,91 milhão de veículos em todo o mundo. As outras duas marcas do grupo, Citroën e DS, tiveram queda de 1,7% e 15,9%, respectivamente, para 1,14 milhão e 85,9 mil unidades em todo o mundo.

Das seis regiões globais consideradas pela companhia, metade apresentou resultado positivo no ano passado, com destaque para o crescimento de 17% das vendas do grupo na América Latina, para mais de 183,9 mil veículos emplacados na região. A participação de mercado aumentou em países chaves, como Argentina (+1,6 p.p.) e no Chile (+1,3 p.p.). Com aumento de 23,6% das vendas na região, a Peugeot progrediu no mercado local graças ao desempenho na Argentina, onde o avanço foi de 39%, seguida pelo Chile, com alta de 32%, e no Brasil, onde a marca viu suas vendas subirem 7%. Por sua vez, a Citroën registrou crescimento de 6,3%, enquanto a DS passou a ocupar a quarta posição no mercado de automóveis premium na Argentina.

O desempenho também foi melhor no Oriente Médio e África, onde as vendas dobraram para 180 mil unidades no ano passado, além da Europa (exceto Eurásia), que encerrou o período com os negócios em 3,5% acima do ano anterior, para 1,93 milhão de veículos.

“O aumento de nossas vendas pelo terceiro ano consecutivo em um momento em que a ofensiva focada em produtos do nosso plano Push to Pass está começando demonstra a pertinência de nosso modelo estratégico. O sucesso de nossos últimos lançamentos é a prova de que o crescimento que agrega valor é fruto da excelência de nossos produtos e de uma política comercial virtuosa”, afirmou em nota o presidente mundial do Grupo PSA, Carlos Tavares.

Por outro lado, as vendas na China e Sudeste Asiático recuaram 15,9% no ano passado, ao atingirem as 618,3 mil unidades: as três marcas do grupo tiveram queda nessa região. Na Eurásia, a retração chegou a 12,5%, para 10,4 mil veículos, sendo a DS a única a registrar aumento na região, de 20,4%, para 106 unidades. Já na Índia e Pacífico, o grupo PSA entregou 19,8 mil veículos em 2016, recuo de 16,4% sobre o ano anterior.
[ voltar ]