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Mercado | 05/03/2020
Como estão calçados os veículos brasileiros
Qual a medida de pneu mais comum no mercado brasileiro? O que mudou nos últimos cinco anos? Com pesos maiores, mais potência e equipamentos, não é surpresa que o tamanho dos pneus utilizados nos veículos brasileiros tenha aumentado sua medida, conforme mostra o gráfico abaixo.



Pneus com aro de 13 polegadas, anteriormente usados em veículos de entrada, desapareceram. O segmento de reposição continua forte para esses pneus, que tiveram grande participação na década de 1990, quando foi criada a legislação de veículos populares.

O aro 14 se manteve estável, porém com variação na banda de rodagem. As medidas 165 e 185 cresceram, em detrimento da 175. A medida 185 dobrou sua participação nesse aro, passando de 16% para 33%.

O aro 15 ganhou um pouco de participação no mercado, com o avanço concentrado na medida 185, que passou de 61% para 65% da distribuição desse tipo de aro. A medida 205 também cresceu levemente, passando de 6% para 9%. A medida 195 teve seu mix reduzido na mesma proporção.

No aro 16, a redução ocorreu pela substituição de hatches aventureiros compactos por SUV verdadeiros, que usam pneus acima desta medida.

Aros 17 e 18 pertencem ao território SUV, com uma grande multiplicidade de perfis e bandas de rodagem. São produtos mais sofisticados, que aceitam preço e segmentação maiores, dedicados a cada veículo.

Acima desta medida estão os veículos mais sofisticados, picapes e carros esportivos, em que é preciso maior área de contato com o solo. Os perfis dos veículos esportivos são mais baixos, na faixa de 45 ou menores. Nesses automóveis, a proliferação de medidas é suportada pela maior disponibilidade de recursos dos clientes, inclusive com pneus especiais.

Cássio Pagliarini,

Bright Consulting
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