home not�cias an�lise quem � quem ABTV

acesse aqui a versão padrão

DE CARRO POR AÍ | 19/02/2018
Fiat Cronos: quanto?
Nos próximos dias a Fiat inicia as vendas de seu mais novo produto, o sedã três-volumes Cronos. Utiliza parte da base mecânica do Argo, itens de decoração já comuns à linha FCA, como Fiat Toro e Jeep Renegade, e será produzido na fábrica de Córdoba, Argentina, e da qual o Brasil representará projetados dois terços do volume de vendas. Sedã com cuidado trabalho de desenho liderado por Peter Fassbender, substitui os sedãs Linea e Siena, objetivando ser um dos principais concorrentes do subsegmento dos três-volumes de pequenas dimensões, concorrendo com Chevrolet Prisma, Honda City.

Motores 1.3, 8v, 99cv e E.torQ 1.8 16V, 130 cv. Caixa mecânica, 5 velocidades, e automática Aisin com seis. Em 2019, motor 1.5 turbo, atualização do 1.4 turbo pioneiro no segmento, e três versões de equipamentos, sendo a mais elevada a Precision, com motor 1.8 e transmissão automática. Intermediária, a Precision com caixa de marchas mecânica, e versão de entrada Drive, motor 1.3 e câmbio manual ou automatizado.

Para mercado brasileiro projetam-se preços entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

Surpresa
Na apresentação na Argentina, onde será produzido: ante a presença de Maurício Macri, presidente do país, Stefan Ketter, brasileiro, CEO da FCA para a América Latina, vice-presidente mundial para construções e sistemas de manufatura, surpreendeu. Não leu seu discurso impresso em espanhol, idioma local, do presidente argentino, mandatória pelas regras de cerimonial. Fez curiosa escolha. Desprezou o inglês, de trato universal, e adotou expressar-se em italiano, da origem da FCA e de Cristiano Rattazzi, presidente da FCA no país. O engenheiro Ketter é um homem de surpresas.


Fiat Cronos

RODA-A-RODA

MARCHA-À-RÉ – Anos após assumir a Daewoo, aproveitar projetos, instalações e talentos para produzir carros com sua marca na Coreia do Sul, GM resolveu fechar uma das plantas. Razão, queda de 20% de demanda, produção e desequilíbrio nas contas.

MOMENTO – Tempos atuais não permitem jogar prejuízos para compensações futuras. Por esta razão livrou-se de antigas associadas Vauxhall inglesa e Opel alemã, passando-as à PSA – Peugeot-Citroën-DS.

CITROËN – Argentino sedã C4 Lounge será mostrado à imprensa brasileira nas próximas semanas. Mudanças estéticas frontais, tipo intervenções padrão para marcar o segundo ciclo do modelo: grade, faróis, para-choques. Atrás, lanternas.

HISTÓRIA – A nova feição não é novidade, pois foi desenvolvida para o modelo chinês, lançado há um ano. Carro injustiçado, bom conteúdo, bom preço, porém vendas inferiores às suas qualidades.

Citroën C4 Lounge

AJUDA – Ford incluiu versão especial no leque para o EcoSport 2019. Chama-a SE Direct 1.5 AT. Mistura alfa numérica quer dizer construção e equipamentos direcionados a clientes com necessidades ou proteção especial, ou frotistas. Preço pela isenção de impostos é de R$ 68.690.

E? – Na porta da fábrica SE é interpretado como Sem Equipamentos, copiando versão pelada dos cupês Dodge Dart em 1973, 74, e 75. Econômico em equipamentos para incluir como itens de série direção assistida, ar-condicionado, transmissão automática com seis velocidades, controle de estabilidade, central multimídia.

HUMOR NEGRO – Há, também, a assistência de emergência, fazendo ligação direta para o SAMU em caso de acidente com acionamento das bolsas de ar ou corte da bomba de combustível. Ideia boa em país desenvolvido e responsável, risível no Brasil.

ELÉTRICO – Nunca identificada com tecnologia de ponta, e lembrada pela baixa autonomia de seu modelo híbrido Volt, Chevrolet mudou o foco: desenvolveu carro médio elétrico, o Bolt.

CAMINHO – Enquanto o Volt apresentava comportamento criticável, o Bolt muda a figura. Tem medida para competir no segmento norte-americano de entrada, 4,16m de comprimento, 200 cv de potência e 350 Nm de torque. Arranca aos 100 km/h em 7s, atinge 156 km/h como velocidade de pico. Ponto principal, oferece autonomia em torno de 383 km.

SURPRESA – Carlos Zarlenga, argentino, CEO da companhia no Mercosul, anunciou à conterrânea Agência Télam não se surpreender se antes do término da década a companhia anuncie produzir carros elétricos na região.

ONDE – Se incentivos federais e estaduais forem idênticos aos obtíveis no Brasil, deve-se entender à Argentina como dotada de amplas chances para a iniciativa, por deter parcela importante na decisão, suas reservas de lítio, aplicado na nova tecnologia das baterias.

AQUI – Mercado brasileiro vê ampla liderança dos híbridos Toyota Prius, e assiste gestões da Toyota para incentivos à produção.

AMPLIAÇÃO – Não só de vender carros novos vive uma fábrica de veículos. PSA, de Peugeot, Citroën, DS, adentrou no mercado de oficinas de reparos, adquiriu a chinesa Jian Xin, distribuidora de peças.

PORTE – Vende anualmente mais de 5 milhões de partes das principais marcas mundiais de veículos. Mercado chinês tem mais de 130 milhões de automóveis.

TEMPO – Salão do automóvel de Genebra, março 7 a 12, um dos mais interessantes do mundo, terá estande da fabricante de relógios TAG Heuer. Nele, carros de corrida, a lembrança de ter sido a primeira do ramo a patrocinar piloto na Fórmula 1, no caso Jo Siffert, e relançará o modelo Mônaco e sua opção de botão de corda à esquerda.

PASSEIO – A fim de giro pela Itália, visitando a essência do espírito e do design de carros esportivos de estirpe? Agência organiza viagem de 11 dias, desde o Lago Como – onde se realiza o talvez mais elegante encontro de antigos –, e se encerra em Modena, terra da Ferrari e do mítico restaurante Cavallino Rampante.

$? – Ferrari, Lamborghini, Maserati, Pagani, Pininfarina, Zagato, Italdesign, Leonardo Fioravanti, fábrica de rodas Borrani, das malas Schedoni, coleções, oficinas de restauração. Programa intenso aos do ramo. Preços US$ 12.600 dupla, U$ 8.800 single, ônibus interno, chegada e saída do aeroporto de Malpensa, entre Turim e Milão. Mais? www.carguytour.com/sept-car-guy-tour-fca-edition/

ATIVIDADE – À frente do negócio e como guia turístico, Frank Mandarano, agitador, criador do Maserati Club of America e organizador do Concorso Italiano, mostra de veículos da Itália, na Holly Week – terceira semana de agosto –, onde pontifica o Pebble Beach Concours d’Élegance. Um Car Guy.

GENTE – André Molnár, 35, executivo, motociclista, ideal. OOOO Novo gerente de marketing e comunicação da Triumph, de motocicletas. OOOO Larga experiência, sólida base acadêmica, trabalhava na Audi. OOOO Trabalhar com o que gosta é diversão remunerada. OOOO
[ voltar ]